Seletes Avançadas para Hn'F

Atualizado: Abr 13

A tecnologia e a evolução ao alcance dos pilotos que buscam aventura com segurança, conforto e, acima de tudo, baixo peso.


Houve um tempo em que todas as seletes eram simples e leves. Eram minimalistas, básicas e voltadas para a simplicidade de uso e baixo volume de transporte. Então a evolução, dessa vez também impulsionada pela conveniência de aumentar o peso do conjunto, trouxe para as seletes a divisão clara de mais um segmento, as seletes de competição Race.

Com a possibilidade de colocar no projeto tudo que fosse desejado para dar estabilidade, conforto (e peso) ao piloto, as seletes de competição saíram do nível de "seletes" e passaram ao nível de cockpit de voo de luxo.


Assim como os carros de Fórmula 1 desenvolvem tecnologias que vão parar nos carros de passeio, as tecnologias criadas e aplicadas nas seletes de competição Race foram parar nas outras categorias de seletes. O interessante é que, pensando em nosso universo Hn'F, a transferência dessa tecnologia se deparou com novos e mais complexos desafios para entregar os mesmos resultados de conforto e estabilidade com menos peso, bem menos.


Esse encontro de soluções está levando para a categoria das seletes de voo de distância (XC) o melhor dos dois mundos: grande conforto, alta estabilidade e muitos acessórios com um peso intermediário complacente para caminhadas em eventuais roubadas.

Eu mesmo tenho 2 seletes Hn'F (1 leve e 1 super leve) e 1 XC e posso dizer que essa categoria de seletes XC entrega um produto extraordinário.


Eu trouxe para esse post somente as seletes que considero leves, super leves e ultra leves - TODAS EM TAMANHOS COMPATÍVEIS (M/L) fazendo a seguinte divisão entre elas:


Leves: Seletes abaixo de 4kg

Super Leves: Seletes abaixo de 3kg

Ultraleves: Seletes abaixo de 2kg



Em se tratando de uma abordagem na qual buscamos o máximo de praticidade para que possamos vencer montanhas e distâncias com mínimo desgaste físico, transportando carga compacta e leve, mantendo o que seja possível de conforto e estabilidade (sem primá-los), não vou fazer avaliação específica de cada uma, apenas descrevê-las de maneira breve. É importante deixar claro aqui que as seletes Super Leves e Ultraleves são normalmente frágeis e requerem muita habilidade de operação pois, um pouso errado é o suficiente para destruir totalmente as mesmas.


SELETES LEVES: - 4kg


SKYGURU XC Light - 4.280g

Não conheço a marca, mas os materiais utilizados são os tradicionais do mercado, fiquei curioso em conhecer essa carenada reversível (por isso ela está aqui).


NOVA Somnium - 3.900g

Selete mais tradicional feita de material mais tradicional mas com minimização de recursos para baixar o peso e com um assento e protetor híbrido (foam + air). Reserva ventral.



SKYCOUNTRY Sector Race - 3.900g

Selete arrojada e inovadora, oferece baixo peso e praticidade com mousse e capa plástica no assento. Reserva integrado e opção para 2o reserva.


SOL XLight 2 - 3.850g (errata +peso)

A selete se manteve robusta e conseguiu baixar 1.500g da anterior. Não é muito compacta, mas entrega ótima construção, conforto e estabilidade. Reserva integrado.


NEO Suspender - 3.850g

Selete inovadora em alguns conceitos e de altíssima qualidade de construção. Chamou muita atenção no mercado, mas o preço salgado jogou contra. Super compacta.


WOODY VALLEY GTO Light - 3.050g

A GTO evoluiu no design, materiais e construção. Está mais compacta e com materiais mais leves para ter seu lugar entre as seletes leves sem abrir mão do conforto e durabilidade.



SKY Skylighter 4 - 3.000g

Selete prática de altíssima qualidade de construção, ajustes precisos e estáveis. Super compacta e estável. Reserva sob o assento, integrado.


NEARBIRDS Zippy II - 3.000g

Selete leve da fabricante da Genesis Race. Estrutura super compacta e simplista com materiais de baixo peso e boa resistência. Reserva no ventral.



SELETES SUPER LEVES: - 3kg


FLY7000 Chogori - 2.950g

Selete criada para um projeto nas montanhas no mais radical espírito do Hn'F no Himalaia. Design muito inteligente feito por quem sabe mesmo das necessidades práticas do aventureiro numa expedição.


ADVANCE Lightness 3 - 2.750g

Selete que vem para trazer baixo peso com altíssima qualidade de construção e materiais, assinatura da marca. Simplista com design e tecnologia. Super compacta. Reserva integrado.


LITTLECLOUD Grasshopper - 2.700g

Protótipo apresentado. Selete espartana e objetiva. Utiliza um material leve elástico muito resistente. Sistema de engate simples e muito seguro tanto para o ventral quanto para o reserva. Peca na construção, mas é muito estável.


APCO Kitto - 2.510g

Lançamento da marca. Apostou na leveza de materiais e baixo volume, sem adicionais desnecessários, para minimizar seu peso final. Não transporta muita tralha em voo. Reserva integrado.



OZONE Ozium 2 - 2.490g

A selete conseguiu baixar peso mantendo o uso de materiais robustos. Simplificou e deixou mais compacta eliminando o que não se fazia necessário. Melhorou muito o porta instrumentos. Reserva integrado.




GIN Genie XAlps - 2.400g

Sem tradição no mercado de baixo peso, foi uma aposta muito ousada. Minimalista e com materiais muito delicados exige extremo cuidado na operação.


SUPAIR XA13 - 2.350g

Ainda uso uma (modificada - 1.600g). A selete é uma das mais compactas, mas exige muito cuidado para operação. Não é das mais confortáveis, mas muito estável.


SKYMAN XAlps - 2.300g

A marca é focada em baixo peso e muito eficaz em todos os projetos. A selete entrega peso baixo e um volume muito compacto para mochilas pequenas.




KORTEL Kuik II Pod - 2.200g

Uma selete com abordagem criativa e muito versátil. Você tem uma selete para grandes (carenada) ou pequenas (aberta) aventuras numa só. O reserva integrado à carenagem ficou uma perfeição.


SUPAIR Strike - 2.060g

Selete dentro da linha tradicional da marca. Aposta em materiais super leves e não tão frágeis, para ter uma selete super compacta e entre as mais leves do mundo.


KORTEL Kolibri - 2.000g

A selete nasceu para grandes projetos hn'f pelo mundo e foi a escolha de grandes nomes no início. O design não ajuda e o conforto não é dos maiores, mas é muito leve e compacta.



SELETES ULTRALEVES: - 2kg


BOGDANFLY - 1.800g

Um apaixonado foi lá e fez o projeto entregando tudo que um aventureiro precisa numa selete leve. Minimo peso, algum conforto, estabilidade e quase nenhum volume. Precisa de cuidado máximo na operação.


SKYWALK Range XAlps 2 - 1.800g

A referência mundial de mínimo peso e baixíssimo volume. Uma obra de arte que entrega um dos melhores produtos para longas aventuras e também longos voos. Exige extremo cuidado de operação.


NEO Stay Up - 1.790g

Selete sensação mas que não emplacou ainda. Materiais de ponta, super leves e resistentes. Bonita, muito compacta mas não carrega muito volume em voo. Atenção extra para operação.

XC Selva.png

Aqui no site

Compartilho novidades, informações e minhas aventuras pelo mundo do PARAPENTE.

FAÇA PARTE!

  • Twitter
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 by goXCb

Criado por atletadeaventura

|

WANDERLEI G. S. JÚNIOR

006.906.286-25

VILA VELHA-ES - BRA

|

|