Curso XC (Voo de Distância) OnLine

Atualizado: Out 14



Como é? Será que ajuda a desenvolver? Vale a pena?


Um tempo atrás, aproveitando um momento propício para tornar mais útil o tempo em casa, resolvi ministrar um primeiro Curso XC totalmente online. Abri a disponibilidade para uma turma pequena, 10 pilotos, para experimentar o ambiente digital e a ferramenta de trabalho e tentar manter uma gestão mais eficaz do tempo para poder promover momentos de debate com a turma. Com as procuras de última hora, acabei fechando a turma com 14 pilotos e, ainda assim, foi possível um trabalho muito produtivo, fluído e participativo.


Voando desde 1995 - iniciei em Governador Valadares-MG, ministro cursos XC e avançados desde 2003 pelo Brasil, aplicando tanto conteúdos teóricos quanto treinamentos práticos. Fui colunista da revista Air, responsável pela coluna de voo de distância em parapente, durante toda sua existência; atuei como palestrante de voo de distância e competições de parapente da ABP e, também, ocupei a cadeira de diretor de competições da ABP.


Então, como se percebe, atuo na área de falar sobre técnicas de voo para que um piloto possa evoluir e aprender de maneira consistente como ir mais e mais longe a muitos anos e em diversos formatos: para grupos fechados; através de mídias escritas e em palestras para grandes grupos.


O que é?

Um curso XC online nada mais é que um curso com toda a aplicação tradicional do conteúdo e uso de multimeios de suporte de exposição que utiliza alguns recursos tecnológicos que permitem a formação adequada do ambiente de estudo sem de forma alguma limitar a interação do grupo e desse com o instrutor.

No meu caso utilizo 2 câmeras - uma para minhas falas diretas, explanações objetivas e debate com a turma e outra focada no quadro branco para minhas explanações detalhadas e demonstrações de conceitos e princípios.

Uso também o recurso de compartilhamento de minha tela para que os participantes tenham acesso, em seus dispositivos, à apresentação em tempo real com suporte de meu áudio e vídeo (ao vivo) enquanto faço as explanações dos conteúdos.

Será que ajuda a desenvolver?

O que posso assegurar, principalmente como comunicólogo, é a aplicação de conteúdo de muito boa qualidade feita de forma muito didática, clara e objetiva com o máximo de destaque de pontos de fixação possível.

Desenvolvi o material de forma sequencial óbvia e previsível para o planejamento e a prática de um voo de distância na realidade do dia a dia. Estabeleço a visão prática de objetivo de um voo de distância, provoco uma ruptura no pensamento de limite do parapente, evoluímos pela análise e planejamento meteorológico, debatemos estratégias para planejamento de rotas com base na meteorologia e na geografia da região alvo, entramos nos meandros do mundo térmico, discorremos sobre as vantagens de uma navegação objetiva e uso inteligente da velocidade de voo e, por fim, embarcamos no fantástico e simples mundo da janela operacional.

Inicio todos meus cursos e palestras deixando claro que o objetivo do treinamento será produzir juntos uma nova visão das possibilidades de evolução e superação sem paradigmas, dogmas ou PRÉ conceitos.

Cada participante, por sua imersão nos conceitos e técnicas apresentadas, pela sua capacidade de assimilação e pelo seu grau de entrega na prática dos exercícios e experimentos, terá um horizonte de desenvolvimento muito particular, mas os bons exemplos aparecem em todas as turmas.


Vale a pena?

Essa pergunta leva a respostas muito particulares e que variam de piloto para piloto. Eu tento deixar claro que a mudança só acontece para o piloto que realmente tem tempo para voar, que se sente à vontade em seu parapente no meio de atmosferas instáveis e, principalmente, que se permite experimentar de forma nova e com base no que foi estudado.

Não existe milagre. Voar só se aprende voando. E o voo de distância só se aprende indo para a rampa com mais informação, planejando melhor e se comprometendo com o voo que foi planejado... não abrindo mão, tendo foco, mantendo a calma, não desistindo e não se entregando.


Que tal você descobrir, por você mesmo, se vale a pena ou não?


Fique ligado na próxima turma!


CB

XC Selva.png

Aqui no site

Compartilho novidades, informações e minhas aventuras pelo mundo do PARAPENTE.

FAÇA PARTE!

  • Twitter
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 by goXCb

Criado por atletadeaventura

|

WANDERLEI G. S. JÚNIOR

006.906.286-25

VILA VELHA-ES - BRA

|

|