NOVA Resgata Lenda XENON?

A NOVA Paragliders parece que vai trazer de volta ao mercado a sua lenda dos anos 1990 XENON. Desta vez uma vela 2 linhas (EN D) super leve para a modalidade de voo hike and fly e bivouac. O objetivo é ter uma vela top performance na categoria, referência em baixo peso e com pilotabilidade e precisão que sempre foram a marca registrada da NOVA em velas de alta performance. A NOVA também está trabalhando numa selete carenada moderna super leve que tem a missão de ser a nova referência em conceito e baixo peso. Vamos acompanhar!

O mundo do parapente foi brindado nos anos 1995 pelo projeto XENON, um parapente de competição da NOVA Paragliders que quebrou paradigmas e revolucionou os projetos de parapentes de alta performance. Agora, com seu piloto acro Théo de Blic inscrito no XAlps, a equipe NOVA está finalizando um novo parapente 2 linhas (EN D) super leve e também uma selete moderna ultra leve para formar novamente um conjunto campeão para essa super corrida de aventura.
O nome do parapente e da selete ainda não é oficial, o design gráfico do parapente não está definido, a selete ainda está em testes de materiais e tecnologias. O que a NOVA garantiu é que não vai abrir mão do objetivo super elevado para entregar ao mercado um parapente de performance superior, pilotabilidade precisa e sólida, peso leve referência no mercado e com materiais duráveis para que seja um produto de série a partir de 2021. Um desafio mais ousado está no projeto da selete, pois eles desejam entregar a selete carenada moderna mais leve do mercado para a modalidade de voo hike and fly e bivouac.
A escolha pelo parapente para a classe D, ao invés de CCC, é que as velas D entregam performance muito alta mas com limites de design que permitem pilotabilidade mais extrema e mais precisa em cenários mais complexos como voo baixo e pouso em topos de montanhas.

Reestréia em GV - Show!

E eis que me encontro novamente morando em Governador Valadares. Tinha que agilizar as coisas da mudança mas a visão diária da Ibituruna, de minha varanda, era tentadora demais. Não resisti e ontem mesmo fui voar.
Infelizmente descobri que, por conta da pandemia, os ônibus diários estão subindo só aos finais de semana e feriados. Fui de carro mesmo e sozinho, com a obrigação de pousar na rampa. hehehehe.
O vento estava NW e, como sabemos, o vento NW é raro aqui em GV e quando entra é muito perigoso. Acabei conseguindo fazer um voo muito divertido e praticando uns top landings tanto na extremidade NE da imensa Ibituruna quanto na rampa com vento já mais no quadrante N/NE.
Oficialmente, estou de volta.

RedBull xAlps

Os atletas que vão participar da edição 2021 do RedBull xAlps foram divulgados. Acompanhem!

Para quem curte, essa que é a mais desafiadora corrida de aventura do planeta, os atletas já foram selecionados para a edição 2021. Vamos torcer para que seja possível sua realização. O xPyr (nos Pirineus) não foi realizado nesse 2020.

NOVO Recorde Mundial

Mais uma vez um brasileiro e no Brasil. Rafael Saladini, voando em Tacima (decolagem rebocada), bateu 530km de goal declarado (novo recorde mundial) e 555km de distância livre (3a maior marca do planeta). Parabéns Saladini!

Quão Rápido Você Enrosca?

O francês Martin Morlet, além de piloto, é um entusiasta de tecnologias e desenvolveu um aplicativo para smartphones que ajuda a fazer uma análise pós voo detalhada com base no tracklog salvo. O aplicativo faz diversos tipos de análises e seu principal objetivo é permitir ao piloto identificar pontos onde desperdiçou potencial para um voo mais rápido e mais longo.

Piloto e também entusiasta de tecnologias, o francês Martin Morlet desenvolveu um aplicativo para que os pilotos possam fazer uma análise detalhada de seus voos com base nos tracklogs gravados. O gráfico anexo neste texto demonstra, de uma amostragem de mais de 100.000 tracklogs, o tempo médio que os pilotos demoram para fazer uma curva completa quando estão enroscando.
Observem que a maioria dos pilotos consome entre 21 segundos a 26 segundos para fazer uma volta completa. Mas essa variável, por si só, é meio complexa para se analisar, uma vez que quanto mais forte a térmica mais fechado posso enroscar e quanto mais fraca a térmica mais aberta e dócil tende a ser a curva. Uma térmica turbulenta também faz com que o giro seja mais demorado e irregular.
De qualquer forma, o aplicativo XC Analytics não se resume somente a isso. O aplicativo permite uma avaliação de diversos fatores críticos para um bom voo de distância e dá ao piloto uma grande variedade de leitura dos dados para interpretar e entender melhor os pontos onde perdeu potencial para um melhor resultado final.

De volta ao Ninho!

Pois é, depois de mais de 20 anos, estou voltando para Governador Valadares-MG. Este final de semana, 24/10, chego de "mala e cuia". A motivação é composta por questões familiares e, também, para deixar um cenário de violência urbana que a cada dia chega mais e mais perto e já limita a liberdade de meus filhos. Sou capixaba, mas fui criado em Valadares, para onde me mudei ainda com 3 anos de idade e onde morei até os 19 anos, antes de começar minhas andanças profissionais pelo Brasil.
Volto feliz por levar meus filhos para um cenário de menor violência urbana, feliz pelas questões familiares pertinentes e também muito feliz por estar de volta ao ninho onde nasci para o parapente.
Espero curtir novamente altas temporadas de voos no eterno Hawaii do voo livre mundial com todos vocês, quando estiverem por lá, e certamente continuarei rodando todo esse nosso Brasil em busca de novas e diferentes aventuras para voos de distância e hike n'fly.

Saindo do Forno

UP lança um novo parapente super leve para os amantes do Hike n'Fly. Confiram!

Para os que buscam uma vela que mescle, de maneira bem balanceada, características de performance XC, boa pilotabilidade em voo de montanha e peso ideal para o Hike n'Fly, a UP acabou de lançar o Lhotse 2 (EN-B). São míseros 2.9kg no tamanho até 85k e apenas 3.2kg no tamanho até 100kg.

XC Selva.png

Aqui no

Compartilho novidades, informações e minhas aventuras pelo mundo do PARAPENTE.

FAÇA PARTE!

  • Twitter
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 by goXCb

Criado por atletadeaventura

|

WANDERLEI G. S. JÚNIOR

006.906.286-25

GOV VALADARES-MG - BRA

|

|